> Homepage
 > Introdução
 > Perguntas
 > História
 > Chaves
      Portugal | Brasil
 > Exemplos
 > Fotos
 > Contactos
 > Links

 

Perguntas mais frequentes
sobre o PFC








O que é o PFC (Cued Speech) ?

O Português Falado Complementado é uma técnica para que a criança surda possa receber a Língua Portuguesa pela vista, tal como a criança ouvinte a recebe pela audição. A sua mão, perto da sua cara, completa sílaba por sílaba tudo o que diz.

Cada sílaba codifica-se da seguinte maneira :
- A consoante é representada pela configuração da mão.
- A vogal é representado pela posição da cara.

Assim, ao mesmo tempo que pronunciamos « bem », utilizaremos a configuração para o /b/ colocando-se, conforme na imagem, na posição boca.

[voltar ao topo]


Porque o PFC é muito proveitoso ?

Qualquer que seja o tipo de prótese, a criança surda profunda e severa não percepciona os sons da fala como uma criança ouvinte : os sons que ela percepciona são deformados ou muito fracos. A criança apoia-se na leitura labial que se torna indispensável.

Contudo, numerosas confusões são possíveis. Tente, por exemplo, dizer diante de um espelho normalmente « pai », « mãe », « bem » ou « chega o Paulo », « leva o bolo » e, poderá notar, que o movimento dos lábios é quase similar. Percepcionar assim o Português no dia a dia torna-se muito cansativo para a criança o que trava muito a sua aquisição da língua oral.

Estudos têm apontado que as informações que vêem somente pelo leitura labial é de 30%. Isto significa que a criança surda nem pode percepcionar a metade da mensagem que lhe é transmitida. O PFC foi concebido para trazer os 70% que faltam para uma boa, completa e confortável percepção da fala do nosso português do dia a dia.

O PFC consiste portanto em falar o Português, normalmente e em todas as situações, complementando-se com a mão para tirar todas as ambiguidades.

Assim, de modo claro, preciso e sem cansaço a criança poderá receber a nossa língua.

[voltar ao topo]


É difícil aprender o PFC ?

Não, a aprendizagem do PFC é simples. 12 horas chegam geralmente para adquirir a técnica.

No entanto, se a aprendizagem do PFC é rápida, será preciso um treino diário para chegar a utilizá-lo com fluidez e espontaniedade.

[voltar ao topo]


O PFC é semelhante à Língua Gestual Portuguesa (LGP) ?

Não, os movimentos codificados na mão não têm sentido sem a fala. Quando se codifica, está-se a comunicar com a criança na Língua Portuguesa.

A LGP é uma outra língua, uma língua que utiliza o gesto como sistema de expressão. Esses gestos não se organizam sintacticamente como as palavras e as frases da Língua Portuguesa. Por exemplo, o enunciado « o rei dorme no seu castelo » será traduzido em gestos « castelo dentro rei dorme ».

Por causa destas diferenças importantes, a passagem da Língua Gestual à Língua Portuguesa não se faz de um modo automático.

[voltar ao topo]


Como pode a criança aprender a descodificar a nossa Língua ?

A codificação e a descodificação não se ensina a criancinha. É pelo uso sistemático do PFC quando se fala com ela, que descobre progressivamente (descodifica) e eventualmente a utiliza (codifica).

[voltar ao topo]


É útil codificar para a criança que tem um implante coclear ?

Sim, visto que o implante coclear não transforma a criança surda numa criança ouvinte. O implante permite à criança ouvir (o que facilita a sua atenção) e de se ouvir (o que melhora a sua voz e a sua articulação).

Contudo, não permite a criança de ouvir suficientemente para bem compreender e depois enriquecer a sua língua materna por simples impregnação auditiva.

Quando se utiliza o PFC, faz-se simultaneamente três coisas essanciais :
- Fala-se com ela – desenvolve-se as suas competências auditivas.
- Codifica-se – precisamos visualmente o que ela percepciona auditivamente.
- Enriquece-a sua língua – e não a simplificamos (às vezes ao extremo).

[voltar ao topo]


O PFC ajuda a criança a aprender a ler ?

Sim, quando a criança entre no primeiro ano ; ela descobre por escrito a língua que já conhece. A desodificação das palavras, das frases dos textos cada vez mais complexas desenvolver-se-ão da mesma maneira que a criança ouvinte. Compreenderá o sentido do que ela decifra visto que já conhece a Língua Portuguesa.

[voltar ao topo]


Quando começar ?

Desde já ! O PFC pode ser utilizado tanto com criancinhas de alguns meses (até para codificar as lalações) como com crianças maiores. No entanto, mais cedo se iniciar, melhor é a impregnaçnao da Língua Portuguesa.

[voltar ao topo]


Que resultados tem dado o Cued Speech em outros países ?

As « crianças Cued Speech », que agora são adultas, lêem geralmente muito bem nos lábios. O conhecimento da língua do país delas é de tal modo que podem compreender diferentes interlocutores em situações variadas.

São melhor integrados na sociedade por possuírem a Língua do país delas e usufruem uma melhor liberdade de escolha quanto ao trabalho.

O Cued Speech traz-lhe sempre conforto, no entanto já não lhes é indispensável.

[voltar ao topo]


Pode haver confusão entre a LGP e o PFC ?

A LGP é uma verdadeira língua com um vocabulário e uma organização próprios. O PFC é somente uma técnica artificial que ajuda a ler melhor nos labios, por conseguinte, o Português. Não se trata da mesma coisa. O Código PFC só se baseia em 8 configurações e 5 posições. Não tem nenhum significado em si. É somente associado aos labios da pessoa que fala o Português.

Nao pode haver portanto confusão.

[voltar ao topo]